top of page

6 Lições que aprendi com o Surf

  • Bia Roffer
  • 25 de out. de 2016
  • 5 min de leitura

O que eu aprendi com o Surf

Olá Amoras! Bom, pela primeira vez eu vim falar sobre isso haha ... Assustadas? Sim, eu surfo! E hoje vou falar sobre as lições que aprendi com esse esporte maravilhoso.

Bom, aprender a surfar sempre foi um dos meus sonhos. Como toda carioca, sempre fui à praia, via os surfistas fazendo aquelas manobras maneiras e sempre achei tudo isso maravilhoso, mas só fui realmente colocar as mãos (nesse caso os pés haha) em uma prancha aos 10 anos de idade.

Meu querido papai tentou me ensinar, já que ele surfa, mas acontece que ele (assim como eu), não tem muito paciência haha e aí, por fim ele desistiu e botou eu e meu irmão pra fazer aula em uma escolinha no Grarujá - SP. Desde então, o Surf tem feito parte da minha vida.

OBS: Observem essa foto ali encima, foi a minha primeira ondinha e eu toda estabanada encima da prancha Hahaha É muito difícil descrever as emoções que sinto. São altas doses de adrenalina, apreensão quando você toma uma "vaca" e paz completa quando você está simplesmente sentada na sua prancha no balanço das ondas e contemplando a natureza à sua volta. Muito mais do que um esporte, o surf é uma filosofia de vida que pelo menos pra mim traz ensinamentos que vão muito além da atividade esportiva em si. E devo confessar que aprender a surfar, é e tem sido um dos grande aprendizados que tenho tido nos últimos anos. Aprendizados que tenho levado para a minha vida e que tenho o prazer de compartilhar um pouco com vocês por aqui :)

Vamos lá!

Lição 1: Sem determinação e persistência você não conquista seus objetivos Uma coisa que eu já imaginava antes de praticar o esporte: surfar não é fácil. Passar a arrebentação, ficar em pé na prancha e conseguir "dropar" a primeira onda são conquistas que demandam um nível bem razoável de esforço para quem está começando a surfar. E isso pode demorar alguns dias, semanas ou até alguns meses dependendo de seu condicionamento físico e da sua força de vontade. No meu caso, demorei algumas horas para conseguir quando estava quase desistindo.

Não demorou muito para eu perceber que este início é um dos fatores determinantes que divide aqueles que só querem tentar surfar por surfar daqueles que realmente querem e sonham em praticar o esporte. Seja no surf ou na vida, você precisa ser persistente e determinado para alcançar seus objetivos e trabalhar muito para ter condições de aproveitar as oportunidades que se aparecerem pra você. Ao contrário disso, aquela oportunidade pode simplesmente passar (como uma onda) e você não sabe quando terá aquela oportunidade novamente. Lição 2: Adaptação rápida às mudanças No mar, você está sujeito a mudanças rápidas e bruscas, que precisam de uma adaptação rápida. De repente, as ondas podem ficar maiores e elas podem se formar alguns metros antes da sua posição. E aí minhas queridas, não dá para reclamar com ninguém.

Na arrebentação não tem "change management". Você tem que observar, identificar o que está acontecendo e se adaptar rapidamente às mudanças. Se você não estiver muito atento ao que está acontecendo ao seu redor, você e sua prancha podem ser literalmente engolidos pela mudança. A vida não tem pena da gente, temos que nos adaptar sempre. Ou seja, as novas ondas podem literalmente te jogar pra fora da praia. Lição 3: Não pular etapas necessárias para o seu desenvolvimento Com a natureza, não tem negociação. Só os mais bem preparados sobrevivem. No surf, não adianta você apenas "querer" ou "sonhar" em surfar uma onda gigantesca. Você tem que estar preparado para isso. Caso contrário, você não sai com vida e acaba aprendendo de uma forma bem ruim que não se pode pular etapas em seu processo de desenvolvimento. Você precisa ter muita paciência e determinação ao longo do tempo. Surfar exige treinamento técnico, físico e cardio-respiratório que pode demorar meses (e até anos).

Lição 4: Humildade e Respeito por aqueles que já conhecem o caminho No mar, você consegue ter a clara dimensão do seu tamanho diante do universo. O ser humano tem mania de achar que sabe tudo e tem todas as respostas (eu na vida haha). Uma onda chega e se você não tiver muita humildade e respeito pela natureza, a conta a pagar vai ser bem salgada. Ao seu lado, há outros surfistas. Muitos surfam há 10, 20, 30, 40 anos e, é preciso ter a humildade de reconhecer que estes "mentores" podem auxiliar e acelerar nosso desenvolvimento no mar. Eles já passaram por situações mega desafiadoras ali. E são estas pessoas que ensinam os atalhos e como iniciar as manobras.

Uma das pessoas que mais me inspiraram a surfar foi o Jay Moriarity . Quando o conheci, eu ainda não surfava. Jay foi um surfista maravilhoso que fez sucesso novinho por conta de todo seu esforço e dedicação. Ele pegou uma onde de 50m (mitooooo) e saiu vivo, mas morreu em um mergulho.

"Aficcionado por ondas grandes, Jay Moriarity ficou mundialmente famoso ainda muito jovem quando apareceu na capa da verdadeira Biblia do surf, a revista americana Surfer. Moriarity aparece, nessa capa, a dar um drop totalmente aéreo no perigoso pico de ondas grandes, Mavericks, point break esse onde, a título de curiosidade, os portugueses João de Macedo e Alex Botelho têm surfado frequentemente (principalmente Macedo). Nessa mesma edição da Surfer, um dos principais artigos de destaque era sobre Mark Foo, surfista havaiano que tinha falecido neste mesmo spot uns tempos atrás. E este foi também, infelizmente, o destino trágico de Moriarity mas, ao contrário de Foo, Moriarity não faleceu a surfar mas sim a fazer mergulho nas Maldivas durante uma etapa do WQS."

- http://www.onfiresurfmag.com/noticias/chasing-mavericks-a-vida-de-moriarity-produzida-por-hollywood/ - Lição 5: Como superar a concorrência Entrar no mar e não achar nenhum surfista é algo raro. Ao entrar no mar, sempre tem um monte de concorrentes querendo surfar a mesma onda que você. Para conseguir superar os “concorrentes”, você precisa saber se posicionar muito bem para surfar aquela onda. E se for uma onda fantástica, pode ser que você não tenha outra oportunidade igual.

Lição 6: Celebrar as conquistas A sensação de surfar uma onda é indescritível. Você remou, remou, remou mais um cadinho, superou os concorrentes e ficou em pé na prancha. A adrenalina percorreu todo o seu corpo. Tudo isso em poucos segundos. No final do processo, é impossível não sair por aí berrando, cantando e dançando de felicidade. Na vida, passamos por processos semelhantes. Passamos por problemas, batalhamos por nossos objetivos e conquistamos o que sonhamos. Mas, o hábito de celebrar as conquistas não é tão frequente quanto poderia ser. A celebração de surfar uma onda gera até gritos de satisfação (uhhhuuuuulllll) de tanta energia que gera no corpo. E é essa energia que faz você voltar para o mar e surfar cada vez mais ondas. A conquista de nossos objetivos na vida, pode e deve seguir o mesmo princípio. A cada conquista, uma celebração, gerando energia para os próximos desafios.

E aí, gostaram? Depois dessa aposto que vai todo mundo pedir uma prancha de surf para o papai noel haha

Postado por

Bia Roffer

Comentários


  • White Instagram Icon

© 2016 por Tipo Diva Blog | Beatriz Roffer

bottom of page